Como Tirar o Título Eleitoral

As eleições 2018 estão chegando e muita gente ainda não procurou o Cartório Eleitoral para tirar o título de eleitor. Se este é o seu caso e se você não sabe nem mesmo por o de começar para tirar o seu título, então este artigo foi feito especialmente para casos como o seu. Para emitir o título de eleitoral na primeira vez, é necessário ter mais de 16 anos e comparecer no cartório eleitoral mais perto da sua casa.

Documentos Necessários para Tirar o Título Eleitoral

Documento de identificação original: são aceitos carteira de identidade (RG), certidão de nascimento, certidão de casamento (quando casado), carteira de trabalho, ou carteiras expedidas por órgãos estabelecidos por leis federais (OAB, CRM, CREA etc).

Comprovante de residência no nome do eleitor : são aceitos contas de luz, água, telefone, gás ou envelopes de correspondência.

Comprovante de quitação do serviço militar quando for o caso. enter image description here

Não podem ser aceitos como documentos de identificação a carteira de habilitação (CNH) ou passaporte, pois não constam os dados de filiação e naturalidade. Importante ressaltar que o eleitor não poderá fazer esse procedimento por procuração, pois a própria pessoa é quem precisa ir, para ser identificada no cartório.

Quem não tiver como comprovar o local de residência em seu próprio nome pode anexar o papel com o nome de um parente próximo e a comprovação do parentesco alegado.

Tirar a segunda via do título de eleitor

Para aqueles casos em que o eleitor já possuía um título e o perdeu, o procedimento é um pouco diferente. Isso porque esse eleitor já está inscrito junto à justiça eleitoral, necessitando apenas solicitar a segunda via do documento. Nestas situações, para emitir a segunda via do título de eleitor, o cidadão vai precisar levar os seguintes documentos: Carteira de identidade (RG); Certidão de nascimento ou casamento; De posse destes documentos, é só comparecer ao cartório e fazer o pedido da segunda via. No entanto, antes de procurar o Cartório, é extremamente aconselhável que vc faça uma pesquisa sobre a sua situação eleitoral, pois se tiver alguma pendência, ela deverá ser sanada antes de perdir a segunda via do título. Se você não sabe como fazer a pesquisa da sua situação eleitoral, mais abaixo vamos indicar como fazer.

Fique atento a todas as datas e ao calendário eleitoral para não ficar de fora e perder a oportunidade de contribuir com a democracia no país.

Se você está em dúvida sobre a sua situação eleitoral e quer fazer uma consulta de como se encontra os seus dados junto à Justiça Eleitoral, indicamos um artigo que explica exatamente como fazer a avaliação da sua condição eleitoral e se você está pendente de algum procedimento junto à Justiça Eleitoral do país.


Author: PauloS

Just another HTMLy user.