A melhor opção para fechar suas horas complementares

Para muitos estudantes, ter que fechar as horas complementares acaba sendo bem complicado. Lembrando que as horas complementares (ou atividades complementares) são obrigatórias e visam enriquecer o processo de aprendizagem, complementando a formação social e profissional e se caracterizam por serem atividades extra curriculares. Ou seja, os próprios alunos precisam correr atrás dessas horas, o que para muitos acaba sendo bem complexo. Na verdade, essas horas complementares podem ser preenchidas com eventos internos e externos à Instituição de Educação Superior, tais como:

  • Semanas acadêmicas;
  • Congressos;
  • Seminários, palestras, conferências, atividades culturais;
  • Atividades de iniciação científica, assim como de monitoria;
  • Cursos de extensão e/ou atualização acadêmica, presencial ou online.

Embora as opções sejam até flexíveis, essas horas, no entanto, são obrigatórias, para que o aluno complete seu currículo acadêmico, adicionando competências à sua formação profissional, promovendo uma experiência fora do ambiente acadêmico. Vale saber, no entanto, que as horas complementares devem representar, no máximo, 20% da carga horária total do curso, de acordo com a resolução nº 2/2007, do Ministério da Educação.

Cursos online como a melhor opção para horas complementares

Na verdade, para quem pretende preencher as horas complementares e não sabe como, os cursos online podem ser a melhor solução, principalmente, para quem já está atolado de trabalhos e provas, podendo dedicar apenas seu tempo livre, dentro de sua agenda, de acordo com suas possibilidades e onde quiser ao estudo extra.

Sem dúvida, as vantagens são muitas em optar por preencher essas horas complementares com cursos online, desde o investimento, que pode ser pequeno, ou, até mesmo, nulo, já que existem muitos cursos gratuitos online, passando pela praticidade e facilidade em adequar o tempo livre com essas aulas online.

Lembrando que enquanto a participação em palestras ou workshops costuma ter um valor as vezes bem alto, o investimento em cursos online pode ser nenhum, ou seja, se optar por algum curso gratuito.

Certificado para horas complementares

Então, embora as opções de cursos online sejam muitas e variadas, no entanto, é fundamental verificar se o curso escolhido oferece certificado, que é necessário para comprovar essas horas complementares.

Será que minha faculdade vai aceitar o certificado de curso online?

Na verdade, vale ter em mente que cada instituição pode ter seus próprios critérios de como o aluno deverá preencher essas horas complementares, embora, na maioria das vezes eles sejam os mesmos adotados pela maioria delas.

Geralmente, não há objeções quanto a modalidade de curso, se o mesmo é presencial ou online, até porque essa última vem sendo tão difundida que as próprias universidades já disponibilizam algumas disciplinas online aos seus alunos.

E mais, a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação prevê a existência de programas a distância e determina que os certificados e diplomas desses cursos tenham o mesmo valor que os de presenciais.

E não é só isso, de acordo com o Art. 80 da LDB. “O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino à distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada.”

Claro, nem é preciso dizer que as atividades precisam ter correlação com a sua graduação e a plataforma de cursos online deve ser conhecida e de boa qualidade, como, por exemplo, a cursos grátis online, na qual são disponibilizados muitos cursos, nas mais variadas áreas, com direito à solicitação de um certificado ao final do mesmo.


Author: PauloS

Just another HTMLy user.