O que é um coaching financeiro?

O que é um coaching financeiro?

Se você precisar de ajuda para organizar suas finanças ou aprender os conceitos básicos de orçamento, considere procurar a ajuda de um coach financeiro.

Um coaching financeiro é diferente de outros profissionais financeiros. Eles gastam mais tempo ajudando seus clientes a entender os fundamentos das finanças, em vez de recomendar investimentos e gerenciar carteiras como consultores financeiros.

Continue lendo para saber mais sobre Coachings financeiros, o que eles fazem e como se tornar um. O que é um coaching financeiro?

Um coach financeiro ajuda seus clientes com os conceitos básicos de gerenciamento de dinheiro.

Eles trabalham com clientes que podem ter um relacionamento ruim com dinheiro ou que têm outros obstáculos, impedindo-os de gerenciar bem suas finanças. Seu objetivo é ajudar seus clientes a desenvolver hábitos saudáveis de dinheiro que durarão.

Os Coaches financeiros educam seus clientes sobre as noções básicas de finanças pessoais e trabalham com eles para criar um plano financeiro que reflete seus objetivos.

Eles também capacitam seus clientes a assumirem a responsabilidade por suas decisões e prestam contas à medida que seus clientes trabalham para implementar as lições que aprendem.

Coaches financeiros trabalham com seus clientes durante várias semanas. Muitas vezes, eles se reúnem semanalmente ou quinzenalmente com os clientes para fornecer conselhos e verificar o progresso. O processo completo consiste em várias etapas.

O primeiro passo é conscientizar sobre os hábitos de gastos, geralmente acompanhando os gastos diários, semanais e mensais. O próximo passo é definir as metas financeiras do cliente, seja definindo um orçamento, criando um fundo de emergência ou pagando dívidas.

Um coach financeiro ajudará os clientes a desenvolver planos para atingir seus objetivos e, em seguida, atuará como um parceiro de prestação de contas, à medida que os clientes implementarem seus planos.

Por fim, após seis a 12 meses, os clientes devem ter melhorado sua alfabetização financeira e estar no caminho de alcançar seus objetivos financeiros. Quando você deve trabalhar com um coaching financeiro?

Você não precisa ter milhares de dólares em ativos para trabalhar com um coach financeiro. De fato, a maioria dos clientes tem dívidas, poupa pouco e tem maus hábitos de consumo. Talvez você tenha tentado fazer um orçamento , mas simplesmente não consegue cumpri-lo. Talvez você gere dinheiro suficiente, mas não consegue descobrir como criar um fundo de poupança de emergência. Ou talvez você tenha tanta dívida entre cartões de crédito e empréstimos que não sabe a melhor maneira de pagar.

Um coach financeiro pode ajudá-lo a estruturar seu orçamento, elaborar um plano financeiro e responsabilizá-lo durante todo o processo. Muitas vezes, os clientes têm emoções profundas em relação ao dinheiro. Coachings financeiros ajudam seus clientes a identificar, entender e trabalhar com essas emoções.

A diferença entre um Coaching financeiro e um consultor financeiro Em geral, você procuraria um coach financeiro para ajudar a economizar dinheiro e um consultor financeiro para ajudar a investir e aumentar o dinheiro. Um coach financeiro trabalha com clientes que têm poucos ativos e precisam de ajuda financeira geral.

Um consultor financeiro trabalha com clientes que precisam de ajuda para gerenciar e investir seus ativos. Um consultor fornece opções para o desenvolvimento de um portfólio de investimentos, a fim de gerar riqueza para seus clientes, a fim de atingir metas financeiras futuras.

Eles normalmente cobram suas taxas com base em uma porcentagem do ativo sob gestão, em oposição aos coaches que normalmente cobram uma taxa fixa de retenção. Os consultores geralmente exigem um nível mínimo de ativos para iniciar o serviço. Outra diferença importante é que os coaches financeiros não estão licenciados para fornecer aconselhamento financeiro como os consultores e, portanto, não podem fornecer recomendações específicas de produtos. Os coaches podem fornecer conselhos básicos sobre o conceito de investimento, mas não podem recomendar como alocar seus ativos.

Eles podem sugerir economizar dinheiro em uma conta poupança com juros altos , mas não podem recomendar uma conta específica.

O coaching também difere de aconselhar, pois o coaching tende a ser um arranjo de tempo limitado, com o objetivo de ajudar o cliente a obter alfabetização financeira e aprender a gerenciar suas próprias finanças. O aconselhamento, por outro lado, é um relacionamento contínuo em que o consultor se reúne com o cliente uma ou duas vezes por ano e gerencia continuamente seu portfólio financeiro.

Como se tornar um Coaching financeiro O coaching financeiro não requer nenhuma licença oficial; portanto, tecnicamente qualquer pessoa interessada pode se tornar um coach financeiro.

Há, no entanto, uma expectativa de que um coach financeiro tenha algum tipo de conhecimento financeiro. Existem programas formais de treinamento disponíveis, como a certificação de consultor financeiro credenciado, oferecida pela Associação de Aconselhamento Financeiro e Planejamento de Educação.

Se você decidir ajudar outras pessoas a melhorar sua alfabetização financeira e se tornar um coach financeiro, há várias etapas a serem seguidas, começando pelas etapas típicas de auto-emprego.

Então, você deve decidir como deseja executar seu serviço de coaching. Quantas vezes você deseja se encontrar com clientes e por quanto tempo? Quanto você cobrará? Que tipo de clientes você está procurando e que experiência você tem para oferecer? Depois de responder a essas perguntas, você terá o espírito da sua prática e poderá começar a encontrar clientes.

Você pode decidir trabalhar primeiro com amigos e vizinhos para refinar e estruturar seu plano. Então, quando você achar que está pronto, poderá encontrar seu primeiro cliente.

Um coach financeiro trabalha para educar seus clientes sobre as noções básicas de finanças pessoais e desenvolver sua alfabetização financeira.

Eles trabalham com pessoas que precisam de ajuda para fazer orçamentos, pagar dívidas e criar um plano financeiro habitável. Seu objetivo é capacitar seus clientes a tomar decisões financeiras inteligentes e assumir a responsabilidade por suas escolhas.

Um coach financeiro não está licenciado para dar conselhos específicos sobre investimentos, o que os torna diferentes dos consultores financeiros.

Se você estiver interessado em se tornar um coach financeiro, considere obter uma certificação de conselheiro e construir sua base de conhecimentos pessoais.

Dicas para colocar suas finanças em ordem

• Comece fazendo um balanço da sua situação atual. Descobrir sua renda mensal total e despesas mensais e procurar áreas onde você pode reduzir.

Mesmo se estiver longe, garanta que você está reservando o suficiente todos os meses para a aposentadoria, para economizar o suficiente para se aposentar confortavelmente. • Torne prioritário o pagamento de suas dívidas. Considere enfrentar suas dívidas com juros altos primeiro. Depois que suas dívidas forem pagas, você poderá se concentrar na criação de um fundo de emergência. Depois, você pode criar um portfólio de investimentos, para que seu dinheiro possa crescer com o tempo.


Author: PauloS

Just another HTMLy user.