Tipos de corpo: Mesomorfo, Qual dieta adequada

O tipo mesomórfico é uma das três classificações da textura corporal. A principal característica dos mesomorfos é que eles têm uma figura atlética por natureza. Apenas 10-15% da população mundial pertence a este tipo, no entanto, uma grande maioria dos atletas profissionais e modelos de fitness fazem parte deste grupo somático.

Mesomorphs geralmente têm altos níveis de testosterona, metabolismo acelerado e bom apetite: esses fatores lhes permitem ganhar massa muscular facilmente. Um problema frequente neste tipo de pessoas é que elas assumem que sua figura permanecerá assim sem muito esforço, e é por isso que elas tendem a perder sua condição física com a idade.

Mesomorph or meso-ectomorph?

Os 3 tipos de contorno corporal raramente são expressos puramente na natureza: muitas vezes, as pessoas são uma mistura de diferentes somatotipos. Um mesomorfo que não pratica esportes pode pensar que ele é um ectomorfo, enquanto um amante de doces que tem se alimentado mal desde a infância pode erroneamente acreditar que ele é um endomorfo.

Para que o tipo somático mesomórfico se torne evidente, são necessários meses (e até anos) de treinamento regular e nutrição adequada. Se você tiver dúvidas sobre o tipo de somatotipo a que pertence, observe a textura do corpo de seus familiares. A textura do corpo é geralmente herdada diretamente dos pais

Metabolismo de um mesomorph

enter image description here As principais características do metabolismo dos mesomorfos são a baixa secreção de cortisol (2) e os altos índices de P-ratio (capacidade de assimilar proteína dos alimentos). Os músculos dos mesomorfos recebem mais comida e se recuperam mais rapidamente após o treinamento, e é por isso que eles podem se exercitar com mais frequência.

Devido aos altos níveis de testosterona e hormônio do crescimento, é difícil para os mesomorfos acumularem gordura, o que lhes permite ingerir alimentos altamente calóricos até uma certa idade. Essa virtude também pode ser uma desvantagem para aqueles mesomorfos que não dão importância à comida, porque com o tempo eles perderão sua figura.

A importância da dieta adequada

Embora os endomorfos acumulem gordura com o menor excedente de calorias e ectomorfos devam comer regularmente para ganhar peso, os mesomorfos não precisam de nenhum extremo: seu metabolismo é, por natureza, programado para enviar energia dos alimentos para músculos, e não acumulá-lo como gordura.

No entanto, o consumo excessivo de carboidratos com alto índice glicêmico acaba prejudicando a reação do organismo à insulina e ao equilíbrio hormonal. Nesse caso, altos níveis de testosterona jogam um contra o outro, porque eles causam o acúmulo de gordura mais rapidamente e doenças cardíacas se desenvolvem.

Dieta recomendada

Os mesomorfos devem prestar especial atenção à quantidade de gorduras saturadas de origem animal em sua dieta e consumir não mais do que 10-15 gramas destes por 1000 Kcal. Caso contrário, essas pessoas correm o risco de aumentar os níveis de colesterol "ruins". As gorduras não devem contribuir com mais de 30% a 35% das calorias consumidas diariamente.

Os carboidratos devem ser a base da dieta mesomórfica; ao mesmo tempo, eles são recomendados para manter a proporção de 2,5: 1 entre carboidratos e proteínas, o que equivale a consumir 2,5 a 3 vezes menos proteínas do que os carboidratos . Caso contrário, o excesso de proteína causará uma queda nos níveis de testosterona.


Author: PauloS

Just another HTMLy user.