Efeitos causados pela falta de vitamina B6

Veja alguns dos efeitos causados em nosso organismo devido a falta de vitamina B6:

Impacto de corpo inteiro

Esta vitamina trabalhadora tem muitos empregos importantes. Afeta seu humor, apetite, sono e pensamento.

Você precisa dele para combater infecções, transformar alimentos em energia e ajudar o sangue a transportar oxigênio para todos os cantos do corpo. Embora seja raro ficar sem ele, você não pode se dar ao luxo de fazê-lo.

Sinalização de energia

Se o seu corpo estiver com muito baixo teor de B6, você pode ter anemia, que é um número insuficiente de glóbulos vermelhos.

Isso faria você se sentir cansado e fraco. A anemia também pode ser causada por não haver ferro suficiente no corpo. A escassez de outras vitaminas, como B12 e folato, também pode causar isso.

Erupções cutâneas

Sinais de falta de B6 podem aparecer em sua pele. Seu corpo passa por mudanças químicas. Isso geralmente leva a uma erupção na pele com coceira e escamosa, geralmente no rosto, chamada dermatite seborréica.

A erupção pode ficar cada vez mais óbvia com o tempo. Se você tiver uma pequena deficiência, os sintomas podem levar meses ou anos para aparecer.

Lábios secos e rachados

Sua boca pode ser um bom lugar para detectar qualquer falta de B6. Seus lábios podem ser escamosos e os cantos podem estar rachados. Sua língua pode inchar.

Sistema Imunológico Fraco

A falta de B6 pode tornar mais difícil para seu corpo resistir a infecções e doenças. Isso pode se transformar em um ciclo vicioso.

Câncer e outras doenças podem esgotar seu suprimento de B6. Portanto, você precisaria obter ainda mais vitamina para compensar isso. Você pode fazer isso facilmente com um suplemento de B6.

Mãos ou pés entorpecidos

Seus dedos formigam? Seus pés estão dormentes? O culpado pode ser uma doença nervosa chamada neuropatia periférica.

A falta de B6 pode ajudar a desencadear isso. Ele e outras vitaminas B como a B12 são essenciais para manter os nervos saudáveis.

Bebê irritadiço

Um bebê agitado pode estar tentando dizer que está com pouco B6. Isso pode acontecer se você não alimentar seu filho com nada além de leite materno por mais de 6 meses. Muito pouca vitamina pode até causar convulsões.

Também pode tornar a audição do seu bebê extremamente sensível, de modo que os ruídos podem facilmente perturbá-lo.

Enjoo matinal

As futuras mamães precisam de mais B6 em sua dieta do que qualquer outra pessoa. Se você estiver se sentindo enjoado ou com náuseas ou vômitos (e não apenas pela manhã), um suplemento de B6 pode ajudar. Mas você só deve tomá-lo com a orientação de seu médico.

Cérebro nebuloso

B6 ajuda a regular seu humor e memória. Se você se sentir confuso ou triste, especialmente se for um idoso, a falta dessa vitamina pode ser o motivo.

Pode aumentar a probabilidade de você ficar deprimido após um derrame, fratura de quadril ou outra doença grave. B6 às vezes funciona em conjunto com outras vitaminas B. Se você ficar baixo, pode diminuir suas habilidades mentais.

Câncer

B6 baixo pode desempenhar um papel importante nas chances de você ter câncer. Os pesquisadores não sabem exatamente por quê. Mas estudos relacionaram a falta de B6 aos cânceres de estômago e esôfago.

A falta da vitamina também pode aumentar a probabilidade de você ter câncer causado por hormônios esteróides, como câncer de mama e de próstata.

Dose diária

A quantidade de B6 necessária a cada dia depende principalmente da sua idade. Bebês de 7 a 12 meses precisam de 0,3 miligramas por dia.

Você precisa de mais à medida que cresce. Se você tem mais de 50 anos, precisa de pelo menos 5 vezes mais: 1,7 miligramas por dia para homens e 1,5 miligramas para mulheres. As mulheres grávidas precisam mais do que tudo - 1,9 miligramas por dia.

Fonte: Proteínas

É fácil obter todo o B6 de que você precisa dos alimentos. Aves, carne bovina e peixes estão entre as fontes mais úteis. Apenas 85 gramas de atum embalam quase a metade do que um adulto precisa por dia. A mesma quantidade de salmão fornecerá 30% e o frango, 25%.

Fontes: vegetais e frutas

Gosta de vegetais ricos em amido como batata, inhame e milho? Eles são algumas das principais maneiras pelas quais os americanos obtêm seu B6.

Frutas são outra fonte importante (exceto para frutas cítricas como laranjas e toranjas). Uma xícara de grão de bico, também conhecido como grão de bico, vai cuidar da metade de suas necessidades diárias.

Causas da Escassez

Deficiências graves de B6 raramente acontecem. Mas alguns idosos podem ficar sem comida se não comerem alimentos suficientes ou porque seus corpos não absorvem os nutrientes tão bem quanto antes.

Doenças renais e outras condições que impedem o intestino delgado de absorver nutrientes também podem ser os culpados. O abuso de álcool também.

E quanto a suplementos?

Se você não conseguir obter B6 suficiente dos alimentos, os suplementos podem preencher a lacuna. A maioria dos multivitamínicos tem B6 ou você pode tomá-lo separadamente. Informe o seu médico se você estiver tomando algum medicamento ou tomando outros suplementos. E vá com calma.

Tomar muito B6 pode danificar seus nervos ou causar feridas, azia ou náusea. O limite diário seguro para adultos é inferior a 100 miligramas.


Author: PauloS

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